terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Jesus resssuscita a filha de Jairo

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

2- Louvor / Adoração

3- Oferta: Líder ensine as crianças a ofertarem com um coração grato.

4- Pedidos de OraçãoOre pela família das crianças.

5- Revisão da lição anterior: Faça perguntas da última lição dada.

6- ObjetivoEnsinar às crianças que devemos sempre ter fé e persistência para alcançarmos o nosso milagre. 

7- Quebra-GeloVocê já presenciou um milagre acontecer? Como foi?

8- Versículo para Memorizar: “Sem fé é impossível agradar a Deus” Hb 11:6

9- Referência Bíblica: Lucas 8:41 e 42, 49-56

10- Mensagem Então chegou um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga daquele lugar. Ele se jogou aos pés de Jesus e pediu com insistência que fosse até a sua casa porque a sua filha única, de doze anos, estava morrendo. Enquanto Jesus ia caminhando, a multidão o apertava de todos os lados. Jesus ainda estava falando, quando chegou da casa de Jairo um empregado, que disse: — Seu Jairo, a menina já morreu. Não aborreça mais o Mestre.  Jesus ouviu isso e disse a Jairo:  Não tenha medo; tenha fé, e ela ficará boa. Quando Jesus chegou à casa de Jairo, deixou que Pedro, João e Tiago entrassem com ele, além do pai e da mãe da menina, e mais ninguém. Todos os que estavam ali choravam e se lamentavam por causa da menina. Então Jesus disse: Não chorem, a menina não morreu;  ela está dormindo. Aí começaram a caçoar dele porque sabiam que ela estava morta. Mas Jesus foi,   pegou-a pela mão e disse bem alto: — “Talita cume” que significa: “Menina, levante-se!” Ela tornou a viver e se levantou imediatamente. Aí Jesus mandou que dessem comida a ela. Os seus pais ficaram muito admirados, mas Jesus mandou que não contassem a ninguém o que havia acontecido.

11- Aplicação: Nessa história pudemos conhecer um homem chamado Jairo, que estava tão desesperado com a doença de sua filha que se misturou com a multidão que seguia Jesus mesmo sendo o chefe da sinagoga, pois sabia que Jesus era sua única esperança. Como se a situação já não fosse desesperadora o suficiente, no meio do caminho um dos servos foi até onde ele estava para avisá-lo que sua filha querida havia falecido. Mas Jesus ouvindo isso pediu para que Jairo não desanimasse e seguiu com ele até a sua casa. Ali o ambiente era de tristeza e não de fé, por isso Jesus escolheu as pessoas que ficariam dentro do quarto. E  Jairo creu no milagre e viu a sua filha ressuscitar! Aleluia! Assim também é conosco, não devemos desistir e sempre confiar que o Senhor é poderoso para fazer muito mais além do que pedimos ou pensamos!

12- Atividade: 
1-) Morto/Vivo : O líder ou uma criança (maior) coordena a brincadeira. Todas as crianças ficam de frente para quem vai dirigir a brincadeira.  Quando for dito VIVO as crianças ficam de pé e quando disserem MORTO as crianças abaixam. Ganha quem ficar por último.       
2-) Liste algumas frases de desânimo que as pessoas dizem para você  ( ex: “você não vai conseguir”, “seu sonho é impossível de acontecer ”, “você não é inteligente para fazer isso”) e peça para que as crianças rebatam essas frases negativas com palavras de fé (Líder, durante a semana você pode separar uns 3 versículos que fale sobre as promessas de Deus, para usar nessa hora). Faça com que todas participem para que aprendam como não dar ouvidos aos comentários ruins das pessoas.  

13- Comunhão / Encerramento




quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

JESUS E A PARÁBOLA DOS DEZ TALENTOS


1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).

2- Louvor / Adoração

3- Oferta: Líder ensine as crianças a trazerem uma oferta agradável à presença do senhor

4- Pedidos de Oração: Líder, ore com as crianças, por algum pedido especifico(milagre).

5- Revisão da lição anterior: Faça perguntas da última lição dada.

6- Objetivo: É levar as crianças a memorizarem as lições e ligarem uma à outra, levando-as a entenderem que a vida Cristã é uma caminhada de aprendizado.

7- Quebra-Gelo: Todos nós recebemos pelo menos um dom (ou talento) de Deus, você sabe qual é o seu e se sabe já usou o seu dom?

8- Versículo para Memorizar: "Peçam e vocês receberão; batam e a porta será aberta para vocês" Mateus 7:7

9- Referência Bíblica: Mateus 25:14-30

10- Mensagem: O Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade. E lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu quinhentas moedas de ouro; ao segundo deu duzentas; e ao terceiro deu cem. Então foi viajar. O empregado que tinha recebido quinhentas moedas, fez negócios com o dinheiro e conseguiu outras quinhentas. Do mesmo modo, o que havia recebido duzentas moedas conseguiu outras duzentas. Mas o que tinha recebido cem moedas saiu, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do patrão. Depois de muito tempo, o patrão voltou e fez um acerto de contas com eles. O empregado que havia recebido quinhentas moedas chegou e entregou mais quinhentas, dizendo: O senhor me deu quinhentas moedas. Veja! Aqui estão mais quinhentas que consegui ganhar. Muito bem, empregado bom e fiel, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito! Então o empregado que havia recebido duzentas moedas chegou e disse:  Aqui estão mais duzentas que consegui ganhar. Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo! Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro. Empregado mal e preguiçoso! Disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei. Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros. Depois, virou-se para os outros empregados e disse: Tirem dele o dinheiro e deem ao que tem mil moedas. Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. E joguem fora, na escuridão, o empregado inútil. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.

11- Aplicação: Todos nós temos pelo menos um talento que Deus nos deu, este talento deve ser usado para que a boa obra do Senhor aconteça na vida das pessoas, não esconda o  seu talento, mas use-o.
Quanto mais você usar o seu talento, mais o Senhor se alegrará de você.

12- Atividade: Faça uma lista com os talentos que Deus pode nos dar em uma cartolina e depois faça um círculo no seu talento e escreva seu nome na frente. Líder use esse cartaz para lembrá-los como eles podem ser usados por Deus.

13- Comunhão / Encerramento

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Jesus cura Bartimeu

1- Recepção / Bate-papo (Receba as crianças, cumprimente-as e converse um pouco com elas sobre a sua semana).
2- Louvor / Adoração
3- Oferta: Líder não se esqueça de ensinar suas crianças a ofertar, se você não retira a oferta, está impedindo as crianças de obedecer ao Senhor.
4- Pedidos de Oração: Líder, ore com as crianças, por algum pedido específico.
5-Revisão da lição anterior: Faça perguntas da última lição dada.

6- ObjetivoEnsinar às crianças que quando falamos com Jesus a nossa oração é respondida.

7-Quebra-Gelo: Memória perfeita - A palavra memória tem sete letras, será dito algumas qualidades de Jesus e que você pode orar pedindo para ter também. A primeira letra será sempre uma das letras da palavra (memória) Peça para as crianças fazerem silêncio e se concentrarem, pois você vai ler uma só vez. Então, quais são algumas qualidades de Jesus, que eu posso ter também. Vamos lá ? O líder vai falando as letras na sequência (M,E, M,O...). Comente sobre cada uma delas rapidamente e ore pedindo ao Senhor que dê às suas crianças o caráter de Cristo, profetize na vida delas a vida do Senhor Jesus sendo derramada em abundância sobre cada uma!
MANSO / EDUCADO / MISERICORDIOSO / OBEDIENTE / RICO / INTELIGENTE / AMOROSO

8- Versículo para Memorizar: “E tudo quanto pedirdes em oração, crendo recebereis. (Mateus 21:22)

9- Referência Bíblica: Marcos 10:46-51

10- Mensagem: Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, Ele encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu alguém dizer que era Jesus de Nazaré que estava passando. O cego começou a gritar: Jesus, filho de Davi, tenha pena de mim! Muitas pessoas o repreenderam e mandaram que ele calasse a boca, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi tenha pena de mim! Então Jesus parou e chamou o cego. Eles chamaram e lhe disseram: Coragem! Levante-se porque Ele está te chamando! O que é que você quer? Perguntou-lhe Jesus. Mestre eu quero ver de novo! Respondeu ele: Vai, você está curado porque teve fé! No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho.

11- Aplicação: Agora, você deve ter a mesma atitude que o cego teve. Ele estava no lugar certo e o lugar certo é a oração! A atitude de algumas pessoas, quando não conseguem algo é de murmurar (murmurar é o mesmo que r
eclamar). Essa é a chave errada, pois não nos leva ao tesouro. Há crianças que ficam emburradas, quando pedem algo aos seus pais e não recebem. Essa chave também não funciona, pois ela também não vai levar você ao tesouro. A única chave que funciona para você ter aquilo que deseja é a oração! A oração é um lugar onde nos encontramos com Jesus, assim como o cego O encontrou. Toda vez que você for orar, lembre-se de que você está indo ter um encontro com Jesus. Tenha um lugar para orar. Pode ser no seu quarto, se não tiver um quarto só para você, serve num lugar onde dê para você ficar sozinho para falar com Jesus. Quando você for orar deve ser somente em nome de Jesus ele é o único que pode responder. Você deve ser bem claro como o cego, diga o que você precisa. Jesus já sabe o que você precisa e quer, mas ele quer ouvir você falar. Por isso não perca a oportunidade de falar agora mesmo com Jesus. Líder ore com as crianças nesse momento e veja quais são suas necessidades.

12- Atividade: 
1- Pegue algumas bexigas e coloque dentro delas frases como, ore pelas crianças de rua, ore por seu professor (a), ore por seus colegas da escola, ore por seus familiares, pode repetir os pedidos. Conte o número de crianças e coloque mais bexigas do que o número de crianças, com isso cada criança deverá pegar pelo menos uma bexiga.
2-Brincadeira “Cabra - Cega” Um dos participantes deve ser a “cabra-cega” e ter os olhos vendados com um lenço. Enquanto a brincadeira acontece, as crianças fazem um jogo de perguntas e respostas, o que ajuda a cabra-cega a localizar os outros pela audição.  (Pode fazer perguntas da lição, versículos, etc.). No momento em que a cabra-cega pega alguém, ela deve dizer o nome da pessoa que ela acha que pegou. Caso acerte, o encontrado vira a cabra-cega, senão, deve continuar tentando.